Povos, Migrações e interculturalidade Direitos Humanos: que história para contar?
Aula
10
|
Áreas de Conhecimento

7º ano

A FORMAÇÃO DA CRISTANDADE OCIDENTAL E A EXPANSÃO ISLÂMICA A Península Ibérica nos séculos IX a XII - Reconhecer na Península Ibérica a existência de diferentes formas de relacionamento entre cristãos, muçulmanos e judeus.

8º ano

EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI A abertura ao mundo - Compreender que as novas rotas de comércio intercontinental constituíram a base do poder global naval português, promovendo a circulação de pessoas e produtos e influenciando os hábitos culturais; CRESCIMENTO E RUTURAS NO MUNDO OCIDENTAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX - Enquadrar as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes; - Integrar a emigração portuguesa da segunda metade do século XIX no contexto das migrações europeias do período.

Temas

7. º ano -

Muçulmanos, judeus e Cristãos na Península Ibérica – o contacto e intercâmbio.

8.º ano -

A Expansão marítima: Colonização, Encontro de Culturas, Aculturação, Globalização, Diversidade cultural e étnica/rácica. A diversidade económica, social e religiosa. A construção de uma sociedade diversificada que gradualmente, reflete a mundialização da economia e do acesso a outros territórios.

- Iluminismo: as novas propostas sociais e políticas na filosofia das Luzes: a consagração dos direitos humanos na Declaração D.H e na Constituição: a igualdade perante a lei, o direito à propriedade, a liberdade religiosa, o laicismo, entre outros – na perspetiva da inclusão e da construção de um sistema de cariz democrático, de base liberal.

- A emigração portuguesa no século XIX No âmbito da Cidadania, o subdomínio Direitos Humanos, com enfoque no problema dos refugiados, conferindo um carater de harmonia entre os povos e de rejeição ao ódio.

Aula
10
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Povos, Migrações e interculturalidade Direitos Humanos: que história para contar?
Povos, Migrações e interculturalidade Direitos Humanos: que história para contar?
Aulas

Aulas

A EUROPA: DA FRAGMENTAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO À FORMAÇÃO DOS ESTADOS LIBERAIS
AS PESSOAS E A SOCIEDADE
A vida económica: dos séculos XII a XVIII
A Ciência e a Técnica
Crises, mudanças e revoluções
Mentalidade e Religião
PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XII A XIV
Portugal no contexto europeu: século XIV e século XIX
Portugal no contexto europeu: Evolução económica portuguesa (do século XIII ao XIX)
Povos, Migrações e interculturalidade Direitos Humanos: que história para contar?