Energia, Luz e Imagem
Aula
9
|
Áreas de Conhecimento

Aprendizagens

· Distinguir fontes de energia renováveis de não renováveis e argumentar sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização e as respetivas consequências na sustentabilidade da Terra, numa perspetiva interdisciplinar.

· Concluir, através de atividades experimentais, que a luz pode sofrer reflexão (especular e difusa), refração e absorção, verificando as leis da reflexão e comunicando as conclusões.

· Representar, geometricamente, a reflexão e a refração da luz e interpretar representações desses fenómenos.

· Explicar algumas das aplicações dos fenómenos óticos, nomeadamente objetos e instrumentos que incluam espelhos e lentes.

Áreas de competência do Perfil do Aluno
· Linguagens e textos.

· Informação e comunicação.
· Raciocínio e resolução de problemas.
· Pensamento crítico e pensamento criativo.
· Desenvolvimento pessoal e autonomia.
· Saber científico, técnico e tecnológico.

Temas

Fontes e transferências de energia Fenómenos Óticos

Aula
9
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Energia, Luz e Imagem
Energia, Luz e Imagem
Aulas

Aulas

Características dos materiais e a propagação do som
Análise de tabelas e gráficos
Os materiais e absorção do som
Propriedades Químicas e Atividades Experimentais
Registar observações de atividades experimentais
Água
Energia
Transferência de Energia
Energia, Luz e Imagem