“Iguais na Diferença” Diversidade e Identidade – Roteiro de visita de estudo a uma cidade/vila/aldeia
Aula
6
|
Áreas de Conhecimento

Áreas do Conhecimento do Perfil dos Alunos

Linguagens e textos

Informação e comunicação

Raciocínio e resolução de problemas

Pensamento crítico

Desenvolvimento pessoal e autonomia

 

Aprendizagens Essenciais (3.º ciclo)

 

Escrita

Estabelecer ligações entre o(s) tema(s) desenvolvido(s) nos textos/obras literários(as) e a realidade vivida pelos alunos.

Elaborar textos que cumpram objetivos explícitos quanto ao destinatário e à finalidade/intenção comunicativa.

Utilizar conhecimento adquirido relacionado com as propriedades de um texto (progressão temática, coerência e coesão) e com os diferentes modos de organizar um texto, tendo em conta a finalidade, o destinatário e a situação de produção.

Planificar a escrita de textos.

Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação.

Rever os textos escritos.

Temas

- Valorização da diversidade cultural, linguística e do património – marcas de identidade de cada cidade, vila ou aldeia.

- Exploração do nosso espaço com história(s) para contar – roteiro de visita.

Aula
6
Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Escrita (3. ciclo) - Aula 6 - Atividades
Atividades da aula 6 de Escrita (3. ciclo)
Aulas

Aulas

"O herói – construção de personagem"
"Visões da Natureza/Ambivalência do Olhar" - Construção de um texto descritivo
“Ambiente” - Da história à notícia
Solidariedade - “Eu posso ajudar!”
Como estar perto na distância? “Escrever sem confinamento emocional”
“Iguais na Diferença” Diversidade e Identidade – Roteiro de visita de estudo a uma cidade/vila/aldeia
Texto Narrativo - Aventura mar adentro a bordo do navio-escola Sagres
Texto Dramático - Representar sonhos
Texto Poético: a arte de emocionar