Energia, Luz e Imagem
Aula
9
|
Áreas de Conhecimento

Aprendizagens 

  • Distinguir fontes de energia renováveis de não renováveis e argumentar sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização e as respetivas consequências na sustentabilidade da Terra, numa perspetiva interdisciplinar.  

  • Concluir, através de atividades experimentais, que a luz pode sofrer reflexão (especular e difusa), refração e absorção, verificando as leis da reflexão e comunicando as conclusões.  

  • Representar, geometricamente, a reflexão e a refração da luz e interpretar representações desses fenómenos. 

  • Explicar algumas das aplicações dos fenómenos óticos, nomeadamente objetos e instrumentos que incluam espelhos e lentes. 

 

Áreas de competência do Perfil do Aluno 

  • Linguagens e textos. 

  • Informação e comunicação. 

  • Raciocínio e resolução de problemas. 

  • Pensamento crítico e pensamento criativo. 

  • Desenvolvimento pessoal e autonomia. 

  • Saber científico, técnico e tecnológico. 

Temas

Fontes e transferências de energia 

Fenómenos Óticos 

Para poder assistir a aulas anteriores, deve entrar em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/anos-de-escolaridade e escolher o ano de escolaridade e a disciplina.


Atividades e Recursos Complementares
Fontes e transferências de energia
Fontes e transferências de energia
Aulas
Características dos materiais e a propagação do som
Análise de tabelas e gráficos
Os materiais e absorção do som
Propriedades Químicas e Atividades Experimentais
Registar observações de atividades experimentais
Água
Energia
Transferência de Energia
Energia, Luz e Imagem